Sempre a crescer... a minha Tartulhinha!

Lilypie 3rd Birthday Ticker

4 de março de 2009

Nunca vi dias assim...

tão vazios, dias de pouca alegria.

Há uns tempos falei aqui da tal "crise" e lembro-me de ter escrito que esta era desculpa para tudo. Pois é, começo a acreditar que ela de facto existe e é bem real. Está presente na maioria das casas, é sentida mais por uns que outros, mas é geral.

É como uma bola de neve, começou a dar o ar de sua graça e hoje está a tomar proporções drásticas. Está estampada na maioria dos rostos das pessoas que vou encontrando na rua. Por aqui só se houve falar em "desgraças", inúmeras casas de comercio a fechar, nomeadamente nos shoppings, fábricas a fechar e a reduzir os quadros de pessoal, pagamentos em atraso, ...

Deparamo-nos no dia-a-dia com amigos, família, conhecidos com histórias de vida cada vez mais tristes, pessoas com contas para pagar que estão desempregadas ou que simplesmente não recebem o suficiente para as liquidar.

Esta situação tem mexido demais comigo, felizmente não me posso nem devo queixar, mas isto não está para grandes aventuras, às uns tempos atrás, dava perfeitamente para colocar uns € na poupança, agora é mais "chapa ganha, chapa gasta", dificilmente se consegue aumentar o pé de meia. Nunca devíamos ter deixado ir embora os nossos escudos, este dinheiro de agora não vale nada, desaparece num ápice, já para não falar que os preços das coisas duplicaram com a entrada do euro.

Os palhaços dos nossos governantes ainda vêm para a comunicação social incentivar o aumento da natalidade, como, pergunto eu?? Com que incentivos?? Enfim, como mãe, quero dar tudo de melhor à minha filha, se tiver mais filhos, conseguirei fazê-lo?? Confesso que temo pelo futuro da minha filha e destas gerações mais novas.

15 comentários:

Lurdes disse...

Concordo contigo e partilho dos teus pensamentos, dúvidas e receios. Foi um dos motivos porque viemos para a Suiça, ou mais dia menos dia não dava para pagar a prestação da casa. Bem... acho que sempre ia dar, mas começava a pensar no futuro, qdo a filha fosse para a escola, etc e decidimos mexermo-nos e começarmos a juntar dinheiro para pagar a divida da casa. Depois já podemos estar mais a vontade!
O problema desta crise mundial é que os Países mais pobres estão a senti-la mais, tal como Portugal, mas não só! Há imensos alemães agora a entrar aqui e quem diria que eles iam sentir assim tanto tb?
Mas acredito que esta crise vai ser ultrapassada. O mundo já viu destas crises e conseguiram recuperar. A questão é que Portugal pode vir a demorar mais tempo para recuperar pela fragilidade que já tinha. Também temo pelo futuro dos filhos! Mas tudo vai melhorar ... é melhor acreditar nisso!
Bj

Vendas disse...

Olha eu em tempos disse que ia fazer de conta que a crise não existe! E estou a fazer por isso, enquanto ela não me bater efectivamente à porta, ou seja enquanto tiver emprego as coisas vão-se levando para a frente, quando não tiver,... não sei, simplesmente não sei!

Sei que muitas pessoas já estão a passar dificuldades, não posso negar, mas o que fazer, Não sei ...

Não desanimes, tenta pensar positivo e ver se no meio disto tudo alguém consegue escapar!

Beijinhos

Rainha disse...

Não podemos desanimar. Como diz o ditado "não há mal que sempre dure". Prefiro pensar que isti é só uma fase e as coisas vão melhorar. Animo!

Unknown disse...

A crise tá por todo o lado e é como tu dizes "xapa ganha xapa gasta" pk com os ordenados de hj o pé de meia já era....o poder de compra é nulo e assim como tu tb partilho o meu receio e medo pelo futuro do meu filho.
Tento ser optimista e pensar k td esta crise irá passar.

jokitas

PS:lurdes n konsigo ceder ao teu blog :((

Simplesmente EU disse...

Olá vim avisar que tens um desafio no meu blog, espero que aceites...mal encarada...
Beijocas!!

Ana e Vasquinho disse...

Eu para não ser negativa para os outros, nem disso falo no meu blogue, porque assunto não me falta (entre eles, trabalho na corda-bamba).

A crise para os meus lados há um tempo que se instala.
O meu (pouco) ordenado não chega para as minhas (tantas) despesas mensais, despesas essas que toda a gente que tenha uma casa, sabe do que falo.

Muitas vezes dou por mim a pensar exactamente como tu, como vai ser o futuro do Vasquinho.

Que o dinheiro está muito mal distribuido. Uns com tanto, outros com tão pouco e infelizmente ainda há quem não tenha nenhum!

Se não fossem os meus pais a ajudarem-me não sei se o que seria.
É triste dizer isto, pois tenho quase 37 anos e ainda dependo muito dos pais.

Acredito que um dia isto vá mudar, mas não para já.
Daqui a 2 anos talvez, porque a tendência é para piorar e não há que fingir ou pensar que tudo está bem, quando de facto não está!

Deixei de fazer e comprar coisas para mim para poder dar ao Vasco.
Luxos, nem sei o que isso é.
Felizmente 99% da roupa dele é dada, nova ou usada, mas dada.
Se não fosse assim, confesso que não sei como seria...

Enfim... apesar de tudo e mesmo que a longo prazo, quero acreditar que melhores dias virão.

Beijo grande.

Celine disse...

Pois acho que toda a gente sofre dos mesmo!! Força amiga!! está um futuro difficil para os nossos filhotes!! Mas tudo há de ser superado haja saúde (como diz a minha mãe!!)
Beijocas

kel disse...

Eu prediro pensar ou pelo menos tentar pensar positivo e olha que no meu dia a dia de trabalho vejo muita desgraça. Temos de acreditar! manter a esperança! força!
beijocas para voçês

sandra.am.silva disse...

A crise anda mesmo a bater às portas de toda a gente.
Eu vejo aqui pelo trabalho, que este mês já foram despedidas duas pessoas e que irão ainda mais 6 embora.
Beijo, beijo, beijo

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

Mamã Coquinhas disse...

Acho que a crise está a ser o bode expiatório para mta coisa, sobretudo no que aos patrões diz respeito!

A eterna esperteza saloia, é o que é!

Bjs e bom fds

Lurdes disse...

Oi! Fechei o blog ... tens um mail que possas dar?? Depois mando-te um mail.
Bj

Alexandra disse...

è bem verdade vivemos dias em que questionar o futuro deles é bem presente, o deles e o nosso porque como bem dizes isto hoje em dia é chapa ganha chapa gasta, cada vez é mais dificil juntar algum

beijos a concordar contigo

Mamã da Tartulhinha disse...

Lurdes,
o meu e-mail é:

carlasam@net.sapo.pt

Fico a aguardar o convite,
Beijocas nossas.

Anónimo disse...

Cucu!

Vendas disse...

Então linda !?
Li o teu comentário lá pela cabana e sinto-te tão triste e desanimada...
Ainda da crise ou são outras coisas a chatear-te!?

Se precisares desabafar tens o meu mail à tua disposição, também já o fiz muitas vezes e senti-me bem melhor!

Vá, vê se arrebitas!

Beijinho para animar